Redes Compaz e Bibliotecas pela Paz participaram da programação do Rec´N´Play nos dias 06, 07 e 08/11

11.11.24 - 10H31

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela paz, vinculadas à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, participaram do Rec n’Play pela quinta vez em 2024, apresentando uma programação pensada a partir das novas tecnologias aplicadas à educação, à formação cidadã, à participação social e à cultura de paz.

“Desde 2018, a Secretaria de Segurança Cidadã integra a grade do Rec n’Play buscando trabalhar o conceito de figital a partir do diálogo com as periferias, porque enxergamos a grande potência criativa que há no Recife periférico, além de entendermos que não há cidade realmente desenvolvida que não considere as premissas da integração e da inclusão”, diz Gabriel Cavalcante, secretário de segurança cidadã do Recife.

Em 2024,  as Redes Compaz e de Bibliotecas pela Paz abordaram nos dias 6, 7 e 8/11, temas como jogos digitais e educação, conexões humanizadas e cultura de paz nas comunidades. Confira a programação:

HUMANIZAR PARA CONECTAR

Debate sobre as experiências do Ponto de Leitura no Hospital do Idoso e da Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna (antiga Passarela do Pina). Duas realidades diferentes, mas conectadas pelo mundo da leitura. Histórias, livros, leituras e jogos tem o poder de acalmar e acalentar o coração de pacientes em tratamento. Muito mais que cursos e ferramentas de tecnologia, humanizar é proporcionar acesso a novas oportunidades para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

06/11 – 14h15 às 15h (45 minutos)

Local: Cesar Brum - Rua do Brum, 77, Sala 14.

Participantes:

Tereza Marinho

Bibliotecária - documentalista, formada pela UFPE, é pós graduanda em Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais pela FACUMINAS e produtora cultural  nas áreas de literatura e fruição cultural. Atua nas áreas de arquivologia, gestão de bibliotecas especializadas, gestão de centros de documentação e nos últimos 20 anos dedica-se à gestão de bibliotecas públicas e consultoria para estudo e implantação de unidades de informação. Há nove anos é Gerente da Rede de Bibliotecas pela Paz do Recife, que conta com nove bibliotecas públicas municipais e dois pontos de leitura.

Larissa Santos

Graduada em Biblioteconomia pela UFPE e pós graduanda em Gestão de Bibliotecas Públicas e Institucionais pela FACUMINAS, Larissa é Gestora da Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna.

 

HISTÓRIAS INFANTIS PARA GENTE GRANDE

Debate sobre contação de histórias como instrumento de conexão entre pais e filhos.

06/11 – 15h55 às 16h40 (45 minutos)

Local: Cesar Tiradentes - Rua Bione, Cais do Apolo, 220, Sala 1.

Participantes:

Caroline Teodosio

Mulher negra, mãe de Prince, Caroline é ormada em Pedagogia pela UNINABUCO e em Fotografia pela Oi Kabum - Escola de Arte e Tecnologia. Também é atriz, pedagoga, descobridora da primeira infância, arte-educadora e mediadora de leitura na Rede Compaz.

Palas Camila Lustosa Cavalcanti Alves

Mãe, pernambucana, pedagoga, educadora popular e arte educadora da Rede de Bibliotecas Pela Paz, Palas é idealizadora da Mostra Cine Rua Infantil e do primeiro Festival Literário das Periferias (FLIPEFIRA).

 

UMA VOZ, NOSSA VOZ, VOZES DA PERIFERIA.

Debate que abordará a importância de ressignificar as jornadas e ser voz ativa em um mundo hiperconectado.

07/11 – 13h15 às 14h (45 minutos)

Local: MU AFRO - Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo.

Participantes:

Alice Melo

Alice Melo é uma jovem ativista, membro do NUCA Ibura e criadora do Cineclub Ibura, espaço cultural que promove sessões de cinema com filmes e curtas regionais, seguidas de debates e mostras culturais. Alice também faz parte da rede Reimaginando Futuros da UNICEF, atuando em frentes como as mudanças climáticas e a defesa dos povos tradicionais e originários.

Cláudio Valente

Cláudio Valente é cientista social graduado pela UFPE e mestrando em Sociologia na mesma instituição. Fundador e professor de Sociologia do Pré-Vest Ibura, o maior pré-vestibular popular de Recife, Cláudio dedica-se à democratização do acesso à educação de qualidade. É Embaixador de juventude pelo Escritório de Drogas e Crimes das Nações Unidas (UNODC) e representa o Brasil no fórum juvenil global GenJust, uma plataforma focada em questões de justiça e direitos da juventude em nível global.

Pamela Emilayne

Pamela é empreendedora, mentora, palestrante e produtora de eventos. Participou do extinto Programa Trampolim, que acolhia jovens egressos da Funase e usuários em liberdade assistida. Hoje, tornou-se referência para a sua comunidade, o Ibura, como mulher empoderada e inspiradora.

 

GAMERS ON

A importância dos jogos digitais como ferramenta de educação.

07/11 – 16h30 às 17h15 (45 minutos)

Local: Livraria Jaqueira - Rua Madre de Deus, Recife Antigo.

Participantes:

Isabel Hermínio

Bibliotecária, apaixonada por games e presidente de uma torcida de League of Legends (LOL), Isabel usa sua experiência no mundo dos jogos para promover eventos e atividades que conectam conhecimento, entretenimento e educação, unindo a cultura gamer à promoção da leitura e do aprendizado contínuo.

Rafael Nasper

CEO e Fundador da Mangrove Game Studio. Game Designer e Game producer. Criador do jogo Mangueboy.

Kleber Silva

Professor de tecnologia da informação na Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, ensina programação de jogos desde 2020. Kleber também é cofundador da comunidade Aprendiz de Game Dev, onde conecta e engaja entusiastas e profissionais do desenvolvimento de jogos de todo o Brasil.

 

HACKEANDO A COMUNIDADE: IMPLEMENTANDO UMA CULTURA DE PAZ

A Rede Compaz já é uma realidade no caminho da valorização das políticas de segurança cidadã e cultura de paz. A Prefeitura do Recife, em conjunto com atores da iniciativa privada e parcerias com organizações do terceiro setor, atuam utilizando soluções criativas e intervenções urbanas como facilitadoras da construção de ambientes urbanos mais seguros.

08/11 – 13h50 às 15h20 (1 hora e 30 minutos)

Local: Cesar Brum - Rua do Brum, 77 (auditório).

Participantes:

Gabriel Cavalcante

Graduado em publicidade e propaganda e servidor público desde 2006, Gabriel, além de assessor e secretário parlamentar, foi gerente geral de Relações Institucionais e chefe de gabinete da Vice Governadoria de Pernambuco, atuando como articulador entre as diversas instâncias da gestão estadual. Em 2023, assumiu a presidência da Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE, que subiu onze pontos no ranking nacional durante sua administração. Desde maio de 2024, é secretário de Segurança Cidadã do Recife, onde coordena as ações da Rede Compaz, Rede de Bibliotecas pela Paz e Guarda Civil Municipal do Recife.

Murilo Cavalcanti

Idealizador da Rede Compaz, Murilo foi secretário de Segurança Cidadã do Recife durante onze anos, tendo coordenado a implantação e gestão da política pública mais premiada do Brasil. É professor do curso de pós-graduação em Segurança e Urbanismo Social no Insper, em São Paulo.

Elisabete Godinho

Advogada, de ancestralidade Caiapó, Elisabete é formada pela Universidade Católica de Pernambuco e atualmente secretária executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Integrante da coordenação colegiada do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, titular do Comitê Municipal de Primeira Infância, do Comitê Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa e do Comitê Municipal para migrantes, atuou na implantação e execução de redes como a Rede de Prevenção e Mediação de Conflitos, Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos e Rede Nacional do Programa Federal de Proteção à Vítimas, Testemunhas e Familiares de Vítimas da Violência.