O QUE É O COMPAZ?

 

EQUIPAMENTOS PRESENTES NOS BAIRROS PERIFÉRICOS DO ALTO SANTA TEREZINHA, CORDEIRO, CAXANGÁ E COQUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ, COM BASE NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E OFERTA DE OPORTUNIDADES PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS CARENTES.


O Centro Comunitário da Paz - Compaz - foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui quatro unidades no Recife. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife e em 2019 foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do País, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam Brasil. O prêmio tem como finalidade reconhecer projetos nacionais de larga escala social, que tenham impacto em vários setores.

 

 

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA UNIDADE
12 DE MARÇO DE 2016

A primeira unidade foi inaugurada em 12 de março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, zona norte da cidade. O Compaz Governador Eduardo Campos oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, com destaque para o Dojô, espaço de artes marciais, e a biblioteca Afrânio Godoy. Mais de 15 mil pessoas estão cadastradas no equipamento público, vários tipos de serviços são oferecidos, assim como atividades esportivas. Em média, 250 pessoas frequentam diariamente a Biblioteca Afrânio Godoy, que se encontra dentro do Centro Comunitário da Paz. Esta foi a maior construída pela Prefeitura do Recife, com 850 metros quadrados, e conta com cerca de 15 mil livros no seu acervo.

O Dojô chegou a marca de mais de 800 praticantes. O número qualifica o espaço como o maior centro de treinamento de artes marciais de Pernambuco e também o coloca como o principal projeto social ligado à prática de arte marcial no Brasil. São sete modalidades oferecidas: Jiu Jitsu, Judô, Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Submission e Capoeira, nos 225 metros quadrados. Vários alunos já se tornaram atletas profissionais, vencendo competições nacionais e internacionais. Os bairros diretamente beneficiados, além do Alto Santa Terezinha, que estão no raio de 1km em volta, são: Beberibe, Água Fria, Dois Unidos, Linha do Tiro e Bomba do Hemetério.

 

Em março de 2017, a segunda unidade foi entregue à população no bairro do Cordeiro: o Compaz Escritor Ariano Suassuna. O equipamento oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações judiciárias, mediar conflitos e informações sobre assistência social. Entre os destaques da unidade da zona oeste está o Ateliê Compaz, cujo foco é capacitar os participantes para geração de renda. As duas quadras de tênis e a quadra poliesportiva também são outros diferenciais dessa unidade. Mais de 22 mil pessoas estão cadastradas na segunda Fábrica de Cidadania do Recife. Esta unidade atende aos moradores dos bairros do Cordeiro, San Martin, Torrões, Prado, Bongi, Mustardinha, Afogados e as comunidades da Roda de Fogo e Vietnã.

 

A Biblioteca Jornalista Carlos Percol, que faz parte das instalações do segundo equipamento, trabalha com uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania. O foco é aproximar crianças e jovens que perderam interesse por esses espaços, por meio de atividades lúdicas e interativas. O espaço possui computadores com acesso à internet, salas de estudo e espaço infantil com arte-educador. Entre as atividades: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia, violência contra mulheres. Confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.

 

Já o Compaz Governador Miguel Arraes, terceira unidade da rede, foi inaugurado em 26 de dezembro de 2019, na comunidade do Sítio do Berardo, na Praça da Caxangá. Entre os diferenciais deste Compaz está a atenção especial à cultura maker, com uma Unida de Tecnologia (UTEC), da Secretaria de Educação, com cursos de robótica, animação digital, oficina de Arduino (microcontralador para ativar robô, lixeira, ventilador, etc) e cursos básicos de computação. Esta unidade atende aos moradores dos bairros da Iputinga, Torre, Zumbi, Madalena, Ilha do Retiro, Derby, Graças e Santana.

 

O equipamento também conta como Cineteatro Joana Batista com capacidade para 125 pessoas e sistemas de som e luz profissionais. O espaço abriga cursos de dança popular, teatro e gestão cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura. Os usuários também têm acesso às pistas de cooper e skate, praça de jogos de mesa, equipamentos para alongamento, quadra poliesportiva coberta, onde ocorrem aulas de futsal, voleibol, tênis e basquetebol; e a quadra de areia para vôlei e futebol.

A quarta fábrica de cidadania, o Compaz Dom Hélder Câmara, foi inaugurada em 19 de dezembro de 2020, na comunidade do Coque, e tem 6.324,80 metros quadrados, sendo 3.610,85 de área construída. Possui piscina, quadra poliesportiva, Dojô, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Estúdios de Rádio, TV e Fotografia, Centro de Referência em Assistência Social- CRAS, além da  Casa da Justiça e Cidadania, mais o auditório Geneton Moraes Neto, com 100 assentos.
 
O espaço também comporta a Biblioteca Clarice Lispector, dividida em seis espaços com capacidade para 10 mil títulos e ilha de computadores, com 10 máquinas, uma área destinada para a primeira infância e sala da Unidade de Tecnologia (UTEC), da secretaria de Educação do Recife (Seduc).  Os bairros diretamente beneficiados, no raio de 1 km, são: Ilha Joana Bezerra, Cabanga, São José, Coelhos e Paissandú.

 

REQUISITOS PARA CADASTRO

Para participar das atividades e cursos do Compaz é preciso se cadastrar. Para isso, basta levar RG ou certidão de nascimento + CPF + comprovante de residência. Para cadastro de menor de idade é preciso que o responsável também se cadastre no Compaz.

O Compaz é um equipamento público da Prefeitura do Recife, por isso as atividades e serviços são para moradores desta cidade. O cadastro é feito na recepção de cada equipamento e os serviços e atendimentos variam entre as unidades.

 

 

 

ATIVIDADES NOS COMPAZ

EDUCACIONAIS

CURSOS DE TECNOLOGIA
(Robótica, Programação de Games, Produção de Áudio, Produção de Vídeo, Editores de Texto e Apresentação, Excel, Educação Financeira, Internet e Redes Sociais, Introdução à Informática, Divertec - atividade lúdica com crianças com uso de tecnologia para estimular aprendizado, Bibliotec – estímulo à leitura através da tecnologia)
BANCA DE ESTUDOS (aula de reforço de Português e Matemática)
BATENDO PERNA (passeios a espaços culturais)
BIBLIODANÇA (dança na biblioteca)
CANTANDO HISTÓRIAS (contação de histórias com música)
ENGATINHANDO NA LEITURA (contação de histórias para primeira infância)
LER COM PAZ (encontros sobre cultura de paz)
FAÇA VOCÊ MESMO (oficinas de artesanato)
PAPO RETO (rodas de diálogos com jovens)
PINTANDO O 7 (atividades artísticas)
TAB&TEC (tecnologia, jogos de tabuleiros e games)
UM DEDO DE PROSA (encontros para boa idade)
MC´S DA PAZ (atividade musical que trabalha a cultura de paz)
SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA (contação e criação de histórias)
BIBLIOTECA POP (atividade com jovens sobre cultura e arte)
CONTA, MÃE! (mediação de incentivo à contação de histórias com as mães)
HORA DO CONTO (contação de histórias)

ESPORTIVAS

Futebol, Futsal, Natação, Hidroginástica, Hóquei, Ginástica, Treino Funcional, Jiu jitsu, Judô, Aikido, Luta Olímpica, Capoeira, Taekwondo, Tênis, Handebol, Voleibol, Basquete, Natação para bebês e Dança Recreativa.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
E GERAÇÃO DE RENDA

Sala do Empreendedor, Ateliê Compaz,
UAI – Utopias Artísticas Itinerantes
(teatro, dança, arte e música) e Qualifica Recife.

SERVIÇOS

Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, Secretaria da Mulher, Procon, Emprego e renda nos bairros, Mediação de conflitos, Junta Militar, Assistência judiciária, Prouni Recife e Mãe Coruja.

CULTURAIS

Ioga, Biodança, Danças Circulares, Atendimento psicológico e avaliação médica para usuários cadastrados, Acolhe Vida (acolhimento de pessoas dependentes químicas), Atendimento pedagógico à pessoa com deficiência e Academia da Cidade.

SAUDE E BEM-ESTAR

Balé, dança, aula de violão, confecção de instrumentos de percussão, Oficina de Música e Oficina de Circo.