Quem somos

A Secretaria de Segurança Cidadã do Recife foi criada para estabelecer políticas integradas de combate à criminalidade através da prevenção. O foco está na promoção da cultura de paz e não violência, pois acreditamos que violência não é um problema apenas da polícia.

O carro-chefe são os Centros Comunitários da Paz (COMPAZ), que têm o objetivo de fortalecer a cidadania de moradores das áreas mais carentes da cidade, em especial, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são quatro na cidade: Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), Compaz Miguel Arraes (Caxangá) e Compaz Dom Hélder Câmara (Coque).

A Rede de Bibliotecas pela Paz também é outra ferramenta da SESEC, que administra esses espaços públicos municipais com o conceito de biblioteca viva, convivência e transformação. É composta pelas Bibliotecas Populares de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes e de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite; além da Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Governador Eduardo Campos), Biblioteca Carlos Percol (Compaz Escritor Ariano Suassuna), Biblioteca Júlia Santiago (Compaz Miguel Arraes), a Biblioteca Clarice Lispector (Compaz Dom Hélder Câmara) e a Bebeteca Padre Edwaldo Gomes, que fica dentro do Geraldão.

 

Murilo Cavalcanti é administrador de empresas, especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife, equipamentos voltados para a promoção da cidadania, educação, cultura de paz e não violência. Em 2019, os Compaz receberam o prêmio da Oxfam Brasil / Cidades Sustentáveis, como equipamentos que mais reduziram a desigualdade social no Brasil. No mesmo ano, a convite do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nos últimos 15 anos, visitou 34 vezes as cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia, o que resultou no livro "As Lições de Bogotá e Medellín - Do Caos à Referência Mundial". É um incansável estudioso das transformações urbanísticas, de cidadania e reversão da violência urbana dos dois municípios colombianos.