A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura, Educação e Segurança Cidadã, e a sociedade civil, por meio de seus representantes, realizaram, nesta quarta-feira (27/11), das 8h ao meio dia, a Reunião Pública de Apresentação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Escrita, Literatura e Bibliotecas (PMLLELB), que definiu diretrizes estratégicas para a cidade entre 2025 e 2034. O evento aconteceu no Auditório do Compaz Dom Hélder Câmara, e foi aberto ao público.
A programação contou com a presença dos representantes do Ministério da Cultura (MinC) Fabiano Piúba (Secretário de Formação, Livro e Leitura) e Jéferson Assumção (Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas), que endossam o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao acesso democrático à leitura e à escrita. Durante a reunião, foram apresentadas as metas e ações do Plano para os próximos dez anos, construídas com base em uma ampla consulta pública e em um processo colaborativo com diferentes segmentos da sociedade.
A reunião aconteceu das 8h às 12h, no auditório do Compaz Dom Hélder Câmara
Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) - O Plano está previsto na Lei Nº 17.600/2009, que estabelece a Política Municipal do Livro e de Incentivo à Cultura da Leitura, e no Decreto N° 35.746/2022, que implementa o programa Recife Cidade Leitora. A Lei Nº 17.600, sancionada em 2009, tem como princípios: leitura e a escrita como meios principais de difusão da cultura e transmissão do conhecimento; democratização do acesso ao livro e à leitura; existência de famílias leitoras no município; existência de escolas que saibam formar leitores. Nesta perspectiva, o prefeito João Campos criou o programa Recife Cidade Leitora, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura, a literatura e a cultura digital na nossa capital.