Prefeitura do Recife promove escuta pública para construir Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca

14.06.24 - 11H12
foto da reunião no auditório do Compaz Ariano Suassuna

Evento aconteceu no dia 13 de junho, no Compaz Ariano Suassuna

No dia 13 de junho de 2024, no Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Segurança Cidadã, de Educação e de Cultura, realizou uma reunião ampliada para fazer a escuta da sociedade e elencar as propostas que servirão de base para a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). O Plano está previsto na Lei Nº 17.600/2009, que estabelece a Política Municipal do Livro e de Incentivo à Cultura da Leitura, e no Decreto N° 35.746/2022, que implementa o programa Recife Cidade Leitora.

LEGISLAÇÃO - A Lei Nº 17.600, sancionada em 2009, tem como princípios: leitura e a escrita como meios principais de difusão da cultura e transmissão do conhecimento;  democratização do acesso ao livro e à leitura; existência de famílias leitoras no município; existência de escolas que saibam formar leitores. Nesta perspectiva, o prefeito João Campos criou o programa Recife Cidade Leitora, que tem o objetivo de democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura, a literatura e a cultura digital na nossa capital.

“Estamos plenamente engajados nesta tarefa, a partir das atividades realizadas pela Rede de Bibliotecas pela Paz e pelos pontos de leitura, porque entendemos que a leitura é uma das atividades mais eficazes para a construção de cultura de paz na sociedade”, diz Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Com base no artigo 9º do Decreto, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o Plano. O GT é composto por dois representantes de cada uma das secretarias, e também está prevista a participação de dois representantes da sociedade civil das cadeias mediadora, produtiva e criativa da leitura, que serão eleitos durante a reunião ampliada do dia 13 de junho. O encontro reuniu mediadores de leitura, bibliotecários, escritores, editores, professores, livreiros, sebistas, produtores culturais ou coletivos ou grupos envolvidos com a valorização da leitura e da literatura no Recife.